sábado, 3 de novembro de 2007

Tradição

Grupo de Fados da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e Tuna de Farmácia do Porto. Os dois Grupos Académicos mais recentes da nossa Faculdade.
Polémicas e mais polémicas, más línguas, intrigas... Se calhar alguma ingenuidade até... Mas nada impediu que a nossa Tuna se formasse. Finalmente. Têm espírito, têm garra e têm qualidade. Já os felicitei, mas, mais uma vez, os meus parabéns Tuna de Farmácia do Porto, e obrigado por tornarem o Academismo da nossa Faculdade um símbolo ainda maior daquilo que é ser de Farmácia.

Passando a algo que me diz respeito de forma mais directa... Grupo de Fados. O Fado de Coimbra, a canção que melhor simboliza o Academismo Estudantil em Portugal, a canção que deixa corações a bater mais depressa nas Serenatas, a canção que une num espírito só toda uma Academia, num único tom de preto, num único sentimento: a Praxe. Poesia sob a forma de guitarras, ondas sob a forma de cordas, brisas sob a forma de voz. Fitas a abanar, recordações a tilintar nas nossas cabeças... Enfim, pedaços da alma de um solista, e de uns quantos instrumentistas, que são oferecidos a quem os consegue assimilar. Pedaços da Tradição que pairam sobre as nossas cabeças, entram nos nossos ouvidos e tocam os nossos corações, unindo-nos um pouco mais à pessoa que está ao nosso lado, cujas lágrimas caem na nossa capa como rasgões.
Fizemos história. Sacrifício, horas de sono perdidas, empenho... Mas, acima de tudo, Amor. Amor a esta vida e a tudo o que ela significa, e vontade de exprimir com o nosso próprio traço o que tudo isto simboliza para nós. Obrigado, a todos os Senhores que comigo sonharam, e com quem eu construí esta realidade!

8 comentários:

Anónimo disse...

Espero que esta jovialidade te acompanhe para sempre! E tao bom sentir esta tua paixao pela pela tua faculdade e pelas tradicoes a ela inerentes!

beijinhos

Rosa, NYC

Anónimo disse...

E eu ainda vos hei-de ver lá em cima numa Monumental Serenata. E nesse momento estão lá vocês, está lá Farmácia, estou lá eu.

IN NOMINAE SOLENISSIMA INTERNETIS AGRIPINUS BLOGUS COMMENTARIUM ENCERRATUM EST.

Sara disse...

O que é que se diz a alguém que, com o que escreve, nos arrepia e nos põe uma lágrima no canto do olho?

Obrigada. Por acreditares que há algo mais, que vai além de trajar, de praxar, de estudar. Por partilhares comigo algo que atravessa o quente da capa e chega ao mais profundo de nós. Por mais que tente, acho que nunca poderei explicar o que é este Amor. E eu sei que, mais cedo ou mais tarde, vocês me vão fazer chorar numa qualquer Serenata, Monumental, de Recepção, da Faculdade, ou seja o que for.

Avé "Grupo de Fados" Pharmaciae Facvltis Portvs Academiae [e eu a inventar... :P]

E claro, aquele abraço especial à nossa TFP que, a mim pelo menos, me enche de orgulho! =D

Ramonis disse...

Ultimo "titulo" .. e por Farmácia não vai nada nada nada...

Ska disse...

desculpa, disseste grupo de... fodas?

Anónimo disse...

Aqui passo discordando apenas de uma citação... não se trata de um "pedaço de alma" mas sim da Alma... da minha, da tua, enfim da nossa... que prevaleça para sempre aquilo que nos une, e que a tradição que escolhemos como modo de vida nunca morra, pelo menos que nunca morra da forma que é..

Desejo também as maiores felicidades a Tuna de Farmacia do Porto


Aquele abraço


Ps: Pino sereis um mito ;)

Silva disse...

Conto com todo o magnífico Grupo de Fados para me arrepiar de cada vez que ouço "Minha Linda Feiticeira" ou talvez "Capa Negra de Saudade". É com muito orgulho que me sinto ligado indirectamente a vocês, apenas como espectador (mas sempre atento). Espero por poder usar preto outra vez para que vos possa felicitar atirando o pedaço da minha alma e coração que me acompanha quando trajo (a minha capa obviamente) ao ar...


E pelo Grupo de Fados de Farmácia não vai nada nada nada?
TUUUUUDOOOO!

E como não poderia deixar de ser um grande abraço à TFP!

Lvdovicvs BoltvsMarinvs

MissGarfield disse...

E há de chegar o dia em que vais olhar pra tras e vais pensar que todas essas efemerides te prenderam a atençao por tanto tempo... mas este assunto da pano pra mangas....

uma vez farmaceutico, pra sempre farmaceutico.